
Foto de Cotidiano
Foto de Coala Festival é Thiago Custódio
Depois de sete anos como executivo na Meta, um dos sócios do Coala Festival amplia sua presença no ecossistema Coala Music e faz transição de carreira com objetivo de posicionar a empresa em novos patamares no mercado
Data de postsagem: 19/05/2025 - 12:22
Postado por João Pedro
Com mais de 15 anos de experiência nos setores de marketing e publicidade, sendo quase oito deles na Meta, Thiago Custódio deixa a empresa de tecnologia e, agora, passa a se dedicar integralmente ao Coala Music e assume a posição de Head of Partnerships. O executivo paulistano é um dos sócios do Coala Festival, evento anual criado em 2014, em São Paulo, que deu origem ao ecossistema Coala. Thiago cooperou ao longo da última década para consolidar a marca de música com foco na área comercial.
“Enquanto executivo da Meta, consegui estabelecer boas relações com a indústria; e esse tempo lá também me trouxe uma narrativa comercial e de processos muito forte. O meu desafio agora é posicionar o Coala Music como um parceiro estratégico para as indústrias e criar novas linhas de receita”, explica Custódio. Thiago participou das principais negociações com empresas que, inclusive, caminham ao lado do festival até hoje, como Jameson e o grupo Heineken. A transição de carreira se dá pela abertura de novas frentes de negócio dentro do ecossistema Coala Music. “A edição do Coala Festival em Portugal, a estruturação do nosso escritório e a criação do Festival GIGANTES, em parceria com o BK’, foram fatores que me fizeram entender que estava na hora de mudar e colocar mais energia neste lado”, diz.
A história de Thiago com o Coala Festival começou junto com os sócios Gabriel Andrade, Guilherme Marconi e Christiano Pix. Eles expandiram a ideia do evento e o tornaram um organismo contínuo de música. “Muitos festivais focados na música brasileira surgiram e seguem aparecendo não só em São Paulo, mas em outras cidades brasileiras. Gosto de ver essa cena crescendo e ter a certeza de que fizemos parte desse movimento inicial”, pontua.
Além do evento anual no Memorial da América Latina, o ecossistema Coala Music também conta com o Coala Studios, que realiza consultoria estratégica, produção de conteúdo e de eventos para além do festival; e o Coala Records, uma gravadora independente focada em artistas emergentes da nova música brasileira. Nesta frente, já foram lançados discos como Mil Coisas Invisíveis (2022), de Tim Bernardes; Casas (2018), de Rubel; e SIM SIM SIM (2022), do grupo Bala Desejo, vencedor do GRAMMY Latino na categoria “Melhor Álbum Pop em Português”.
O ecossistema também opera o Coala MGMT, um núcleo de gerenciamento de carreira de artistas com o rapper BK’ como principal nome; o Coala TV, que consiste em um canal de conteúdo digital no YouTube para todas as produções audiovisuais da marca; e, por fim, a AKQA Coala.Lab, reconhecida por ser uma joint venture criativa focada na música global e por unir os universos culturais do Coala e da agência internacional de publicidade AKQA, tornando essa frente um verdadeiro laboratório de criatividade. O curta que acompanha o disco Bluesman (2018), de Baco Exu do Blues, criado pelo artista em parceria com a AKQA Coala.Lab, venceu o Grand Prix do Cannes Lions na categoria entretenimento para música.
Thiago Custódio enxerga inúmeras possibilidades no setor de música. Em 2024, o mercado fonográfico no Brasil faturou R$ 3,4 bilhões e cresceu 21,7%, segundo o relatório anual “Mercado Brasileiro de Música”, realizado pela associação Pró-Música. “As pessoas conhecem o festival, mas as marcas e o mercado fora da bolha não sabem que somos uma gravadora, temos grandes cases com marcas e fazemos projetos customizados”, afirma Thiago. “Como Head of Partnerships, vou olhar para as frentes de patrocínio de todos os nossos produtos proprietários, além de buscar novos negócios e o desenvolvimento da empresa como um todo”, completa.
“A chegada do Thiago Custódio marca um novo capítulo para o Coala Music. Como sócio, ele já é parte fundamental da nossa história — e agora assume um papel central no fortalecimento das conexões entre o festival, as marcas e os parceiros que compartilham dos nossos valores. Estamos muito animados com esse novo ciclo”, afirma Gabriel Andrade, sócio e curador do Coala Festival.
É previsto também que a 11ª edição do evento bata um recorde de patrocínios em 2025. Marcado para os dias 5, 6 e 7 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Coala Festival é apresentado pela Amstel, tem a Elo como meio de pagamento oficial, conta com o apoio de Vibes e tem Red Bull como energético oficial.

rainhas de bateria do Grupo Especial do RJ

A banda Detonautas, foi eleita pelo público como o melhor show do João Rock 2024.

Cory lança embalagens com frases populares em homenagem ao dia das mães.

Romeu Zema, Governador de Minas Gerais, participa de encontro promovido pelo LIDE Ribeirão Preto

O Boticário lança programa de inovação aberta em economia circular para impulsionar a agenda de sustentabilidade.