
Foto de Cotidiano
Foto de JP SHOW NEWS
O sócio fundador da Quaest, uma das principais agências de pesquisas do país, e comentarista político da Globonews conduziu um bate-papo exclusivo para filiados da organização na última quinta-feira, 21 de março_
Data de postsagem: 22/03/2024 - 11:54
Postado por João Pedro
Com o objetivo de levantar pautas que colaborem com a reflexão e a tomada de decisões dos empresários da região, o LIDE Ribeirão Preto realizou nesta quinta-feira, 21, mais um grande encontro. Desta vez, o convidado foi Felipe Nunes, sócio fundador da Quaest – uma das principais agências de pesquisas do país - e comentarista político da Globonews.
Com o tema: "Como sobreviver à polarização que atinge famílias, consumidores e empresas', Felipe, que também é cientista político e autor do livro “Biografia do Abismo” – escrito em parceria com o jornalista Thomas Traumann – abordou, através de dados das últimas pesquisas realizadas pela Quaest, as consequências e os desafios da radicalização política no Brasil.
Em 2022, com a chegada das eleições, a polarização no país atingiu a margem de 6.92. Desde então, os números reforçam a ideia de que esse abismo é consistente. “Quando perguntamos para os brasileiros se o país está mais dividido ou unido, 83% responderam com a primeira opção. Todos os indicadores que temos na Quaest sinalizam que aumentou a percepção de divisão política no país. As pessoas estão mais radicalizadas, extremadas e não estão conseguindo flexibilizar suas opiniões. Isso deve ter consequências, não somente sobre a questão política eleitoral, mas também sobre as famílias, comportamento de consumo e empresas. Ou seja, temos um grande desafio pela frente”, comentou o especialista.
Felipe Nunes acredita que a diminuição da tolerância e da confiança entre as pessoas gera piores resultados econômicos para o país. “O grande desafio de um sistema econômico é produzir confiança interpessoal e tolerância, porque você só faz negociação, investimento, quando confia e tolera quem é o outro”, completou.
Diante deste cenário, o especialista ressaltou, ainda, que a região de Ribeirão Preto terá que se debruçar sobre essa questão se quiser se diferenciar no cenário econômico e que esse não é somente um problema político, mas também da nossa sociedade. “Se não fizermos nada em relação a isso, a tendência é que essa panela de pressão fique ainda mais tencionada. É responsabilidade dos políticos, empresários e sociedade que a gente construa um novo termo e fique longe do abismo”, finalizou.
Para Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto, o encontro foi uma grande oportunidade para conhecimento e trocas entre os filiados, especialmente por se tratar de um ano eleitoral. “O Felipe apresentou hoje um material riquíssimo e composto por números reais, que refletem o que aconteceu nas últimas eleições e impacta diretamente na forma de consumo dos brasileiros. Ele expôs com propriedade o tema e os empresários puderam tirar dúvidas e conclusões que serão fundamentais para as próximas tomadas de decisões”, concluiu.
O evento aconteceu no Absolutto Espaço de Eventos.
Sobre o LIDE Ribeirão Preto
O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.

Chapéus Sibu é o destaque na Festa do Peão de Barretos queridinho dos famosos.

Lojas do Santa Maria Outlet estão com 300 vagas de emprego abertas

Romeu Zema, Governador de Minas Gerais, participa de encontro promovido pelo LIDE Ribeirão Preto

ShoppingSantaÚrsula inaugura decoração de Natal com destaque para o Tobogã Encantado que desce do Piso 1 ao Pátio Central

EGEO Melancia é trend: fragrâncias virais do Boticário esgotam em menos de três dias após lançamento