Foto de Cotidiano
Foto de Rai com a tocha olímpica de Paris
Ídolo do futebol Raí, Campeão do mundo na Copa de 1994, o ribeirão-pretano defendeu o PSG por cinco anos e foi convidado para carregar o símbolo das Olimpíadas em Paris.
Data de postsagem: 24/06/2024 - 18:21
Postado por João Pedro
Raí revelou no Instagram que irá carregar a tocha olímpica dos Jogos de Paris em 23 de julho, na cidade de Versalhes, três dias antes da cerimônia de abertura. O ex-atleta fez o anúncio nesta quarta-feira (12), com uma publicação comovente, na qual recorda seus primeiros dias na França, nos anos de 1990, quando foi contratado pelo clube Paris Saint-Germain (PSG).
O ex-atleta fez o anúncio com uma publicação na qual recorda seus primeiros dias na França, nos anos de 1990, quando foi contratado pelo clube Paris Saint-Germain (PSG). “Cheguei ao país das Olimpíadas em 1993 como atleta profissional. Aqui vivi com família e filhas, fiz muitos amigos, fui Capitão do Paris Saint-Germain, me inspirei para criar a Gol de Letra, me tornei cidadão francês, mestre em Política Pública. Hoje sou embaixador do Paris FC e tenho muito orgulho de ser considerado símbolo desta relação França/Brasil, Brasil/França”, disse o ribeirão-pretano, que já conduziu a tocha olímpica na Olimpíada Rio 2016.
Antes do título mundial, Raí foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (Estados Unidos) em 1987. O ex-atleta sonhava em representar o Brasil nos Jogos no ano seguinte, em Seul (Coreia do Sul), mas sofreu uma lesão e ficou fora da lista de convocados. Na ocasião, o Brasil faturou a prata no futebol.
Raí se tornou ídolo do PSG, onde jogou até maio de 1998, quando retornou ao São Paulo, clube no qual já conquistara o bicampeonato da Libertadores e um título mundial. Encerrou a carreira no futebol em 2000 e passou a desenvolver projetos sociais voltados ao esporte.
Recentemente, Raí, de 59 anos, concluiu um mestrado em Política Pública no Instituto SciencesPo, em Paris. Com o título acadêmico, ele revelou planos de iniciar um projeto na região Nordeste do Brasil. Engajado em causas sociais, Raí foi um dos fundadores da Fundação Gol de Letra, que apoia a educação de crianças e jovens de comunidades carentes.
Não só Raí está fazendo história nas Olimpíadas de Paris, mas também seu irmão Sócrates o eterno magrão e também jogador de futebol foi homenageado em uma das ruas da Vila Olímpica.
Feirão da habitação Casa Paulista oferece imóveis em Ribeirão Preto com benefício extra do Governo do Estado de São Paulo
Jogador Cafu e Luisa Nogueira desafiam os visitantes da Agrishow na ativação "Automower- Capitão dos Gramados", no Estande da Husqvarna
Festa do Peão de Barretos: goiano Jean Pereira é o campeão brasileiro da PBR
Acirp divulga horário do comércio nos feriados de 15 e 20 de Novembro
Grupo Germânica investe R$ 10 milhões em nova concessionária da GWM em Ribeirão Preto SP.