Catarina Mina estreia na São Paulo Fashion Week 2024, com o tema Guardiãs da Memória, em homenagem às artesãs do Ceará.
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Foto de Cultura e Lazer

Foto de Catarina Mina Celina Hissa

A marca cearense
Catarina Mina, estreia no maior evento de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week, e o quinto maior evento de moda América Latina, no dia 12 de abril.

Prometendo um desfile emocionante,
sob o tema Guardiãs da Memória a marca homenageará as artesãs que preservam
e repassam para as novas gerações a tradição do ofício. "Não existe artesanato
sem as artesãs, o nosso desfile é uma homenagem a elas. Estamos entusiasmadas
em trazer nossa visão de trabalho para a passarela desta SPFW 57", afirma Celina
Hissa, fundadora da marca.

Data de postsagem: 04/04/2024 - 11:51

Postado por João Pedro

Há cerca de 18 anos, Catarina Mina promove ações para valorizar e preservar a
prática de artesanato, a partir do protagonismo e empreendedorismo das artesãs
cearenses. A marca tem trabalhado em estreita colaboração com artistas locais para
a feitura manual de suas peças, fortalecendo a produção de vestíveis para além dos
tradicionais acessórios e jóias.

Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres,
muitas delas mães, avós em seus métodos de trabalho envolve
também designers, e com isso sustenta e valoriza junto aos consumidores a
longevidade do saber artesanal.

Assim, Catarina Mina gera renda e garante a
liberdade e autonomia financeira às famílias dessas mulheres.
Guardiãs da Memória é sobre transgeracionalidade, identidade, excelência e
valorização. É também sobre autenticidade, design, vestimenta, moda. A coleção é
formada por peças que preservam a autenticidade do Nordeste brasileiro.
Estarão na passarela com cerca de 40 looks com execuções combinadas, a
começar pelo filé, técnica de bordado característica da cidade de Jaguaribe, e
incluindo o bilro, arte própria das mãos de rendeiras de Trairi, o labirinto, técnica em
extinção, um método considerado difícil e que poderá ser apreciado também nas
joias.

A coleção também tem trabalhos com palha de carnaúba (conhecida como
árvore da vida) e palha do croá, que são extraídas respectivamente de palmeiras e
plantas, e transformadas em tecido usado em vestíveis e bolsas. O bordado e o
crochê, técnica DNA da marca, além de marchetaria em peças cocriadas e
confeccionadas pelas artesãs, integram a coleção.

Uma novidade é a presença de
um novo estudo de modelagem que agrega a ancestralidade dos saberes das
artesãs do Sertão cearense à alfaiataria clássica, presente nas peças de linho e de
seda puros, esta última com estampa exclusiva feita para o desfile na SPFW.

Para apresentar sua rede de artesãs ao público final de modo a que sejam
reconhecidos os seus trabalhos, as peças da Catarina Mina têm como característica
trazer um QR Code anexado à etiqueta, com informação da identidade da artesã
responsável pela criação, bem como sua localização geográfica no mapa.

"A gente trabalha pra gente mesmo, de casa, é bem mais prático. Ainda mais
quando a gente tem o incentivo financeiro, e também como pessoa, porque essasparcerias nos incentivam como pessoa, nos fortalecem como artesãs”, Valderina,
21 anos Aracatiaçu, Sobral.

Criada com o propósito de provocar impacto social, Catarina Mina é membra do
Pacto Global da ONU, e está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, com foco especial na erradicação da pobreza, redução
das desigualdades igualdade de gênero e produção e consumo
responsáveis.

A presença da Havaianas como patrocinadora principal do desfile vai contribuir para
compor o lifestyle brasileiro apresentado, onde os looks irão destacar a brasilidade
dos chinelos e mules da marca, ressaltando a autenticidade do país. Desta vez, o
modelo Slim Point será o grande destaque, refletindo a inovação e o estilo

contemporâneo que a marca está trazendo para a primeira edição do ano do SPFW.
O desfile também terá o apoio de Werner, Círculo e Minalba.