A RA2 nova marca de Ricardo Almeida em parceria com os filhos foi apresentada em São Paulo
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Foto de Ricardo Almeida nova marca em parceria com os filhos RA2

Nova coleção de Ricardo Almeida e a marca RA2 é apresentada em São Paulo.

Após comemorar 40 anos de carreira em 2023, o renomado estilista Ricardo Almeida abriu seu recém-inaugurado Studio na Cidade Matarazzo, uma releitura moderna do antigo atelier da Vila Nova Conceição, para um desfile exclusivo na última terça-feira (20) agosto. Na passarela, ele apresentou suas três marcas: Ricardo Almeida Masculino, Ricardo Almeida Feminino, agora sob a direção do próprio Ricardo, refletindo sua visão contemporânea em em parceria com os filhos nova RA2.

Data de postsagem: 02/09/2024 - 11:19

Postado por João Pedro

Com novo showroom na Cidade Matarazzo, Almeida acrescentou à linha Ricardo Almeida Masculino, a Ricardo Almeida Feminino, que está de volta com direção criativa do próprio estilista, refletindo sua visão contemporânea, e a nova RA2, um laboratório criativo ministrado por ele. A primeira edição da grife caçula conta com colaborações especiais de Arthur e Ricardinho Almeida, os filhos mais novos do estilista, e Gabriel Pascolato.

Os filhos mais novos de Ricardo Almeida, Arthur e Ricardinho, se uniram a Gabriel Pascolato, sobrinho-neto de Costanza Pascolato, para criar a RA2, um laboratório criativo que une toda a expertise de Ricardo Almeida com ideias disruptivas e inovadoras. A marca é uma verdadeira “fábrica de ideias”, que busca reinventar a alfaiataria clássica, aproximando-a da moda jovem atual. “O foco foi criar algo único, misturando técnicas tradicionais de alfaiataria com um toque moderno”, conta Arthur Almeida. Essa combinação deu origem a coleções que se destacam por sua versatilidade — peças que transitam entre o ambiente formal e o casual, permitindo ousar com autenticidade em qualquer contexto. 

Com 770 metros quadrados dentro do Cidade Matarazzo , em São Paulo, o novo espaço de Ricardo Almeida não é uma flagship, não tem araras de roupas ou vendedores circulando. Cercado por vidros, sua vista revela muito verde e cantos do complexo fundado por Alex Allard, como o Rosewood Hotel e a Capela Santa Luzia.
Olhando para dentro, o amplo ambiente com poucas paredes possui um bar central, área para desfiles, sala de jogos com sinuca, pingue-pongue, pebolim, simuladores de Fórmula 1, uma réplica do carro de Ayrton Senna e, vá lá, provadores de roupas em alguns cantos.


Mas para entrar lá não basta bater à porta.Mesmo clientes habituais precisam marcar horário, seja para ter um momento diretamente com Ricardo Almeida e suas peças sob medida, seja com Ricardo e Arthur, filhos de Almeida, que juntos com o amigo Gabriel Pascolato tocam no mesmo espaço a marca jovem RA2.

O Ricardo Almeida Studio segue a linha de endereços anteriores, como o da Vila Nova Conceição, onde o alfaiate teve um estúdio nos mesmos moldes, sem roupas à vista, nos anos 1990.

“Nosso espaço já era incrível, mas aqui é mais ainda. Os diretores da Loro Piana vieram e disseram que nunca viram um lugar assim. Sempre pensei no luxo antes de falarem tanto quanto hoje. Faremos muitos eventos aqui”, diz Almeida, que se mudou há poucas semanas para a Torre Mata Atlântica, dentro do complexo e a poucos passos do novo local de trabalho. “Meu dia começa às 6 da manhã na fábrica [ no Bom Retiro, centro de São Paulo ], e muitas vezes fico atendendo aqui no Studio até 9 da noite.”

Personalidade como Costanza Pascolato, Antonio Camarotti, Laura e Milla Allard, Donata Meirelles, Gloria Kalil, Kaisla Almeida e o cantor Latino

O Studio começou a funcionar em setembro passado, em um momento emblemático da trajetória do alfaiate. Em 2023, Almeida completou 40 anos de profissão. Um dos destaques da atual coleção são peças prontas de uma alfaiataria mais relaxada, com menos estrutura. Os incensados ternos e costumes continuam sendo carro-chefe, a preços ainda mais altos — fazer um sob medida com o próprio Almeida pode custar mais de 37.000 reais. Recentemente ele adquiriu novas cores de tecidos desenvolvidos pela Loro Piana. “Apresentaram mais de 90 tons, acabamos escolhendo 18.” Agora Almeida pretende desenvolver roupas para eventos diurnos na praia. “Não aguentava mais fazer peças azuis.”

No atual momento da carreira, Almeida divide o espaço com os filhos. Em um canto do estúdio, atrás de uma mesa de DJ, está a RA2.

Anunciada havia alguns anos, a marca foi um meio de Almeida inserir seus dois filhos mais novos, Ricardo e Arthur, na empresa. Com o amigo Gabriel Pascolato, o trio assina peças de malharia e alfaiataria.

“Funcionamos como um laboratório testando modelagens e cores, com peças atemporais, que não seguem tendências ou padrões”, diz o filho Ricardo sobre peças que misturam influências de dentro de casa e do streetwear, com calças e camisas amplas com valores a partir de 4.000 reais.
A clientela da RA2 é jovem, com idade e círculo social próximos ao trio. Não há e-commerce. A marca pretende crescer por meio do boca a boca dos clientes e amigos. “Queremos criar uma comunidade em torno da marca. Não é simplesmente a venda pela venda. É uma marca em que a exclusividade vem desde o estilo, da qualidade. A ideia não é simplesmente ser comercial”, diz Arthur. “A ideia é que a RA2 realmente seja uma marca muito exclusiva, para um público exclusivo.”

As visitas precisam ser previamente agendadas, e o atendimento é feito pelos três. Algumas peças estão à mostra em uma arara sem destaque no espaço, visto que elas acabam servindo como referência e podem ser personalizadas de acordo com o gosto do cliente. “Mas não apenas como o cliente quer. Temos uma consultoria de estilo para entendermos o que funciona para cada corpo e então fazermos modificações nas roupas”, diz Gabriel.

As roupas são feitas na fábrica da Ricardo Almeida com os mesmos tecidos de alto padrão. Além de dar apoio financeiro, Almeida se diz fã da nova marca. “Eu usaria as roupas deles. Uso esse estilo de roupas quando estou fora do país, mas no Brasil eu tenho a minha imagem ligada a um tipo de roupa e preciso mantê-lo”, explica.