Marcas nordestinas são destaques da 57° edição do São Paulo Fashion Week.
×

Foto de Moda e Beleza

Foto de Spfw 2024

Os estilistas e marcas nordestinas são destaques na 57° edição SPFW ( São Paulo Fashion Week) 2024.

A SPFW uma das mais importante da América Latina e a quinta maior Semana de Moda do mundo, terá um line-up na edição 57 com 27 marcas entre estreantes e veteranas, sendo 7 marcas nordestinas como uma crescente nos últimos tempos e alavancando o mercado da moda nordestinas no calendário nacional da moda, com DNA regional, mas com visões globais de moda, são destaque como Lino Villaventura, Marina Bitu, Weider Silveiro, Catarina Mina, Walério Araújo, Gefferson Vila Nova e Dendezeiro

Data de postsagem: 20/03/2024 - 19:25

Postado por João Pedro

A cearense Catarina Mina, pisa pela primeira vez na passarela do SPFW, marca fundada em 2007 com foco nas bolsas que revolucionaram o crochê. Em uma época na qual temas como quem faz as nossas roupas ainda não eram pauta, a Catarina Mina se tornou um case quando falamos sobre mão de obra justa, moda transparente e apelo social -inclusiva, sendo a primeira a abrir os custos integralmente no país.
Pilotada por Celina Hissa e seu grupo de artesãs, no dia 12 de abril às 14h, a Catarina Mina faz sua estreia e leva o feito à mão cearense para as passarelas paulistas com a coleção Guardiãs da Memória, mostrando uma alta moda com técnicas como palha, bilro e outras manualidades que são preservadas por mãos femininas ao longo dos séculos.

Outro nome que cada vez mais se consolida no cenário nacional é a Marina Bitu, que apresentará seu terceiro desfile batizado de Cariri: O Início e o Fim, mergulhando nas memórias do Cariri cearense, região que Bitu tem memórias afetivas e traz histórias sagradas, profanas, históricas a nível de mundo e multicultura. Pense em manualidades locais como cestaria, fuxicos revisitados e colaborações com artistas para estampas autorais.

Estilistas consolidados como Lino Villa Ventura os fãs deste paraense que virou estilista no Ceará e ganhou o Brasil, e o exterior, trará o seu estilo artesanal de fazer alta-costura, Weider Silveiro, estilista piauiense que faz moda global e trabalha de forma aberta com temas que até hoje são considerados regionais do Nordeste, porém que já fazem parte do repertório de técnicas manuais populares que atualmente é considerado como luxo.
O icônico Walério Araújo, rabalha com criações lúdica e que tem um verniz surrealista, aparecerão ao lado de potências da nova geração da moda baiana.

O estilista Gefferson Vila Nova que traz o gosto pelas formas aerodinâmicas e o toque futurista, que mistura com texturas variadas que podem vir do esporte ao animal print, duas de suas marcas registradas. O resultado é conceitual e bem humorado, num futurismo com toque kitsch autoral e a marca Dendezeiro Fundada em 2019 pelos estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha, a Dendezeiro cresce no cenário fashion como uma verdadeira personificação de inovação no mercado da moda brasileira. Desde a idealização, a marca de origem baiana tem se destacado na indústria devido à abordagem inclusiva e sustentável.

Sem dúvidas a passarela 57°edição SPFW, terá muita cor, criatividade, brilho, texturas e OXENTE.