Rafael Caetano coleção Intransitivo, apresentada no SPFW N57, destaca versos do autor e símbolos da capital paulista
×

Foto de Moda e Beleza

Foto de Rafael Caetano, SPFW N57

Rafael Caetano participou pela terceira vez do São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (12), apresentando desfile da coleção ‘Intransitivo‘, inspirada na obra e na vida de Mário de Andrade e no seu vínculo com a cidade de São Paulo.

O estilista trouxe às peças referências de versos do importante autor brasileiro, com destaque para o romance Amar, Verbo Intransitivo e e a clássica coleção de poemas Pauliceia Desvairada.

Ao som de boleros, ele abre o desfile com uma série em cetim de suede azul com estampas do pássaro saracura. São robes de chambre, pijaminhas curtos e uma versão comprida com amarração na frente.

Ele trabalha a alfaiataria masculina com uma base de sarja estruturada em diferentes tons e lavagens, como o tingimento respingado em verde que representa o concreto da selva de pedra. As cambraias, mais leves, fora construídas com fios de lurex, que deu brilho metalizado em algumas peças.

Rafael Caetano brinca também com as formas dos paletós como se fosse um poncho ou uma jaqueta com capuz. Nos pés, botas com solados deslocados reforçando umaa ideia que ele já havia apresentado anteriormente. Um desfile inspirador para a moda masculina do SPFW N57!

 Os calçados dessa coleção foi assinado pela marca do interior paulista Botineiros, localizado na cidade de Franca, São Paulo.
A Botineiris criou uma botina exclusiva para a coleção de Rafael Caetano, com couro vinil na cor preta e solado com um centímetro de projeção a para fora trazendo um designer mais robusto.

O desfile de Rafael também contou com a presença dos atores Marcos Pitombo e Bruno Fagundes que desfilaram na passarela da SPFW.

Data de postsagem: 16/04/2024 - 17:39

Postado por João Pedro

Morando na Espanha para defender seu mestrado em Estudos LGBTQ+ na Universidade Complutense de Madrid, Rafael Caetano explica a escolha do tema que permeia suas criações mostradas na passarela do SPFW N57. “Estou estudando fora do Brasil, e a saudade que eu sinto de São Paulo me motivou a escolher um tema que se relacionasse com a cidade. Mas não queria trabalhar com elementos concretos, já tomamos um rumo mais abstracionista na última coleção, em que falamos sobre música. Desta vez, optamos pela literatura e escolhemos as obras do Mário para construir essa narrativa”,

O diretor criativo também ressalta que seus estudos sobre gênero fazem parte da identidade da marca. “Ainda que nosso trabalho esteja focado na moda masculina, o guarda-roupa feminino é sempre o ponto de partida para o desenho da coleção. Estou sempre de olho na moda feminina, pensando em como acabamentos, materiais e formas utilizadas com exclusividade na roupa feminina pode aparecer na roupa masculina. Subverter os códigos utilizados na construção do gênero, ao longo da história da moda, é um grande objetivo desde a nossa primeira coleção.

”As referências se dão através da transposição de versos de Mário de Andrade e de símbolos importantes da capital paulista. “Temos a representação do pássaro saracura, estampa ícone da coleção, que faz alusão ao tradicional bairro do Bixiga, localizado no centro de São Paulo. Lavagem em verde com base cinza representam o concreto. O carinho do poeta com a cidade abraçará os modelos com uma roupa confortável para um homem culto e sofisticado”, explica.

Olhando para o futuro, Rafael Caetano destaca a vontade de se estabelecer no mercado espanhol. “A capital madrileña está no meu mapa”, garante.

FICHA TÉCNICA: 

Beleza: Gustavo Voltolini
Sapatos: Botineiros
Fotos: @agfotosite
Vídeo: Protótipo Filme