Claudia Leitte revela como descobriu diagnóstico de TDAH
×

Foto de Mundo dos famosos

Foto de Claudia Leitte cantora.

Claudia Leitte disse, em entrevista ao podcast PodDelas nesta quinta-feira (4/4), que descobriu que tinha TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) após um surto durante a pandemia da covid-19, quando teve que se isolar. 

Data de postsagem: 05/04/2024 - 21:04

Postado por João Pedro

"Eu sou muito criativa, muito espontânea, muito impulsiva e isso não cabe em uma pandemia. Eu surtei, eu fiquei o avesso do que sou, tinha vontade de chorar o tempo inteiro.

Eu ia gravar e não conseguia conter a emoção", disse. A cantora disse que sempre foi preconceituosa com saúde mental e que sua mãe sempre dizia "meu psicólogo é Deus", mas que decidiu  buscar uma ajuda profissional.

A partir dessa decisão que a cantora recebeu o diagnóstico. Atualmente, Claudia está tratando o transtorno com neuromodulação, um moderno procedimento cirúrgico para estimular o cérebro.

O TDAH, sigla para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é mais frequente na infância, mas pode continuar na vida adulta.

As principais características são:Os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem variar de pessoa para pessoa e se manifestar de maneiras diferentes em crianças, adolescentes e adultos. Apesar disso, os principais geralmente se enquadram em três categorias: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Alguns exemplos mais comuns são:dificuldade em manter o foco em tarefas ou atividades, especialmente aquelas que são mais demoradasdificuldade em seguir instruções ou terminar tarefas escolares, domésticas ou profissionaistendência a cometer erros por falta de cuidadodificuldade em organizar atividades e tarefasinquietação e dificuldade em permanecer sentado por longos períodos, especialmente em situações em que se espera que a pessoa fique quietamovimentação constante das mãos ou dos pésfalar muito ou interromper os outrosO diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade geralmente é feito por neuro pediatras, neurologistas e psiquiatras e envolve avaliação multidisciplinar principalmente através da avaliação conjunta com neuropsicóloga em várias etapas:agir sem pensar nas consequênciasdificuldade em esperar a sua vezinterrupção frequente de conversas ou atividades que envolvem outras pessoastomada de decisões impulsivasTratamentoterapia comportamental: pode ajudar a pessoa a desenvolver hábitos para lidar com os sintomas do TDAH.

Isso pode incluir treinamento para ajudar os pacientes a organizarem e planejarem suas tarefas, além de estratégias para melhorar a concentração e a atençãointervenções educacionais: modificações no ambiente escolar podem ser necessárias para ajudar crianças e adolescentes com TDAH a ter sucesso acadêmico. Isso pode incluir ajustes no currículo, estratégias de ensino específicas e apoio individualizadomedicação: são frequentemente prescritos para tratar os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade do TDAHA

Oportal LeoDias, a artista explicou de que forma a condição impactou sua vida.

“Você sabe que eu tive o diagnóstico de TDAH tardio, e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, pois eu comecei a me compreender mais, porque eu penso tanto e quando você fala alguma coisa, meu pensamento tem vários desdobramentos, não consigo ficar quieta. Isso me trouxe ternura pra me olhar, tomei uma consciência de mim pra mim mesma”, exemplificou.