Gaviões da Fiel, anuncia desligamento de Ana Paula Minerato do posto de musa do Carnaval após declarações racistas; saiba mais .
×

Foto de Mundo dos famosos

Foto de Ana Paula Minerato está fora do Carnaval e da Gaviões da Fiel

A diretoria da torcida Gaviões da Fiel e a comissão de Carnaval anunciaram, nesta segunda-feira 25, o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas à agremiação.


Data de postsagem: 25/11/2024 - 19:54

Postado por João Pedro

Ana Paula Minerato, participa da escola a mais de 10 anos, e estava escalada para ser um dos destaques da escola de samba em 2025

Ana Paula também foi demitida nesta manhã da Rádio Band FM, onde apresentava um programa diário desde 2018.

"A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa", informou o Grupo Band em nota.


Confira na íntegra a nota da Gaviões da Fiel.

“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.

Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.”Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.”

Entenda a polêmica

Em áudios vazados na web na madrugada desta segunda, Ana Paula Minerato questiona o rapper Kt Gomez por ter ficado com Ananda, cantora do grupo Melanina Carioca, usando termos pejorativos para se referir ao cabelo e à pele da artista.

"Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África", diz no áudio.

Após o conteúdo viralizar nas redes sociais na noite de domingo (24), a cantora rebateu as falas racistas em seu Instagram. "Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha quando de repente me deparo com esse absurdo advindo de uma pessoa que, com todo respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?", questiona.

Procurada pelo g1, a assessoria de imprensa de Ananda disse que "todas as medidas já estão sendo tomadas".

Até a última publicação da reportagem, o g1 não localizou a defesa da modelo. O espaço segue aberto para manifestações.

Em 2022, Minerato desfilou pela Gaviões da Fiel, do Grupo Especial, quando o samba-enredo da escola abordou a desigualdade social. A escravidão no Brasil foi um dos assuntos citados na letra, que discutia o papel dos senhores de engenho que enriqueceram por meio do trabalho de homens e mulheres escravizados.

A modelo vestia uma roupa com a palavra "Basta" estampada, pois era o título do samba-enredo

Ana Paula não é a única a ter sido expulsa da Gaviões da Fiel. Em 2018, a sua irmã Tatiane Minerato, que era rainha da escola de samba, também foi desligada depois de se envolver numa confusão com a imperatriz da agremiação, Renatta Teruel.

Em nota, Tatiane informou lamentou a atitude da irmã. "Por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa."