Amazônia para Sempre: The Town e Rock in Rio anunciam Mariah Carey, Joelma, Zainara, Dona Onete e Gaby Amarantos, em um grande encontro Por um Mundo Melhor.
×

Foto de Música

Foto de Amazônia para Sempre: The Town e Rock in Rio .

A organização do Rock in Rio e The Town, anunciou Mariah Carey, neste domingo (23) de fevereiro, durante o programa de TV Fantástico da rede Globo, um grande espetáculo no coração da Floresta Amazônica será um especial para TV, com transmissão ao vivo para todo o país, com grandes cantoras amazonense.

Data de postsagem: 25/02/2025 - 12:20

Postado por João Pedro

Alem da cantora Mariah Carey, o evento contará com a participação das cantoras Joelma, Gaby Amarantos, Joelma Dona Onete e Zaynara, que juntas se apresentaram.

O grande show está marcado para o dia 17 de setembro, com um especial de televisão, transmitido para todo país, pelo Multishow e pela TV Globo.

Nele, uma das artistas mais premiadas e renomadas do mundo, Mariah Carey, fará uma performance jamais vista anteriormente, repleta de hits eternos, como "We Belong Together", "Obsessed" e "Fantasy". O palco em que a cantora se apresentará terá formato de vitória-régia, símbolo da Região Amazônica.

A megaestrutura de 88 toneladas, com cenografia imponente de 25 metros de diâmetro, será instalada temporariamente nas águas do Rio Guamá numa total comunhão de natureza e de sustentabilidade. Dona de uma beleza de tirar o fôlego e considerada umas das mais importantes da flora local, a vitória-régia também carrega uma emocionante lenda por trás de sua história: uma jovem indígena que, ao se lançar em um lago para alcançar a lua que tanto contemplava, foi transformada em uma flor aquática que desabrocha à noite.  

 

Ao lado de Mariah, diferentes gerações de ícones da música paraense se unem em um encontro poderoso, único e exclusivo, representando uma Amazônia feminina e empoderada. Com criação e direção de Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World, o ato de abertura idealizado especialmente para o Amazônia Para Sempre dará vida à noite com quatro artistas emblemáticas. Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara serão as atrações nacionais deste projeto e mostrarão toda a potência do Brasil, dos ritmos da Região e das mulheres que a ocupam em uma apresentação que promete abrir os caminhos do mundo na floresta.  

 

Esse dia emocionante de Amazônia para Sempre será eternizado com a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema. 

Engajada em causas sociais, a cantora administra um acampamento para jovens carentes chamado Camp Mariah, em Fishkill, Nova York, fundado em 1994, em parceria com a organização sem fins lucrativos The Fresh Air Fund. Em 1999, ela recebeu um Congressional Award por seus esforços para apoiar jovens por meio do Fresh Air Fund e da Administração de Serviços Infantis da cidade de Nova York. Duas décadas depois, em 2019, a Variety concedeu a ela o prêmio Power of Women pelo seu trabalho contínuo com o Fresh Air Fund. 

 

Com obras que são Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara se juntam para reverberar mundialmente a urgência da Amazônia  

 

Outra novidade está em um encontro de gerações, de expoentes da música paraense, que mostrarão a potência do Brasil e dos ritmos da Amazônia em ato icônico de abertura no espetáculo do Rio Guamá. No palco em formato de vitória-régia, em meio a Amazônia, Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara serão as artistas deste projeto que chama a atenção do mundo para a importância da voz dos povos locais nesse momento de evidência de Belém com a realização da COP30. 

 

Quando se pensa em empoderamento feminino, figurinos bafônicos e a transmissão da cultura paraense a partir da música, quatro grandes artistas que marcaram gerações vêm à mente: Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara, cada uma com características e estilos muito próprios. Ainda que suas músicas tenham ganhado o mundo, os hits que ecoam pelas vozes dos fãs reforçam que elas nunca abandonaram suas origens. Além de brilharem nos palcos, as artistas têm outra característica em comum: suas obras musicais foram consideradas Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.  

 

As quatro se juntam no Palco Vitória-Régia, em um momento de grito pela Amazônia. Dona Onete, que era professora de história antes de estourar como cantora, colocará seu nome e energia neste momento inesquecível da música nacional. Foi em 2012, que a artista lançou seu primeiro álbum, “Feitiço Caboclo”, as dez faixas foram as responsáveis de alavancar a carreira de Ionete da Silveira Gama, aos 73 anos. Com turnês na Europa e estados unidos, a "rainha do carimbó chamegado" conquista fãs por onde passa. Aos 85 anos, Dona Onete propõe uma mistura de ancestralidade e regionalidade em shows no Brasil e no mundo. 

 

Joelma se junta às artistas citadas trazendo muita bateção de cabelo e hits atemporais. Considerada embaixadora da cultura paraense, a artista combina influências caribenhas com a guitarrada paraense e o forró. Uma das carreiras mais bem sucedidas no cenário da música brasileira, Joelma é uma joia brilhante do Pará. 

 Sobre o Amazônia Para Sempre 

O Amazônia Para Sempre une o The Town e o Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale e apoio da Gerdau e da Heineken, apoio institucional do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e parceria de conteúdo e mídia com TV Globo, jornal O Globo e Folha de S. Paulo, para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo conservada. O objetivo segue a mesma linha da COP30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, dos eventos climáticos extremos, da transição energética e das ameaças à biodiversidade e à vida como um todo.  

 

Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar do Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como o Amazonia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região do Xingu desde 2016. A partir de projetos como estes, que mobilizam pessoas para atuação direta em causas urgentes, o Rock in Rio e o The Town utilizarão seu poder mobilizador junto com a força da música para unir pessoas em torno das pautas amazônicas.