50 atletas da delegação brasileira, desfilaram na abertura das Olimpíadas de Paris no Rio Sena e esbanjou animação.
×

Foto de Cotidiano

Foto de Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann como porta-bandeiras, barco do Brasil e outros 50 atletas.

Com Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann como porta-bandeiras, barco do Brasil desfilou com 50 atletas. A bandeira do Brasil verde e amarela desfilou nas águas do rio Sena, na tarde parisiense de sexta-feira(26) de julho, em uma das mais icônicas cerimônias de abertura da história das Olimpíadas.

Data de postsagem: 26/07/2024 - 18:03

Postado por João Pedro

O canoísta Isaquias Queiroz e a capitã da seleção feminina de rugby de sete Raquel Kochhann foram os porta-bandeiras que conduziram o símbolo nacional em cima de um barco. É a primeira vez que o evento acontece fora dos limites de um estádio, entre eles os atletas, Carol Solberg (vôlei de praia), Bárbara Seixas (vôlei de praia), Arthur Diego Mariano Lanci (vôlei de praia), Marina Arndt (vela), Gabriella Kidd (vela), Guilherme Teodoro (tênis de mesa), João Oliva (hipismo adestramento), Rodrigo Pessoa (hipismo
saltos), Barbara Arenhart (handebol), Michael Douglas (boxe), Caroline (boxe), Gianetti (atletismo), Michael Douglas (boxe) e Caio Bonfim (atletismo)

Com capacidade para 144 pessoas, o barco brasileiro foi ocupado por 50 atletas de 16 esportes diferentes.
O esporte com mais representantes foi o rugby, que levou 14 atletas, incluindo a porta-bandeira Raquel.

O Brasil foi o 29° país a desfilar, seguindo a ordem alfabética. A primeira delegação, como em toda Olimpíada, é a da Grécia, país que criou os Jogos na antiguidade. A delegação do país sede sempre encerra o desfile.

O trajeto de seis quilômetros foi entre a ponte Austerlitz e o Trocadéro, local dos shows de encerramento e a parte final da cerimônia. O percurso passou em frente a cartões-postais como a Torre Eiffel e a catedral de Notre-Dame. Os brasileiros, entretanto, foram orientados pelo COB a voltar para a Vila Olímpica e não marcaram presença no Trocadéro.


Os atletas das 205 delegações desfilam em 85 barcos ao longo do rio. Mais de 20 mil funcionários foram mobilizadas para a logística da abertura. A estimativa é que 320 mil pessoas estejam presentes na cerimônia.

As delegações dos países percorreram o rio em barcos. Foram quase 100 embarcações com cerca de 10.500 atletas. As maiores delegações possuem barcos próprios, como é o caso do Time Brasil, enquanto as menores compartilharam os veículos.


O Time Brasil conta com 277 atletas em Paris, mas nem todos compareceram à Cerimônia. 

Os surfistas, por exemplo, estão em Taití, do outro lado do planeta, para a disputa do esporte.