Brasil Game Show completa 15 anos somando mais de 2,8 milhões de visitantes, 2.700 marcas e 170 títulos jogáveis antes do lançamento
×

Foto de Cotidiano

Foto de Brasil Game Show 2024

A edição de 15 anos da Brasil Game Show será realizada entre os dias 9
e 13 de outubro deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Principal feira de games da América Latina e segunda maior do mundo
inicia a celebração dos seus 15 anos com um grande balanço dessa
primeira década e meia do evento, destacando momentos especiais de
sua trajetória em 15 fatos marcantes

Data de postsagem: 01/08/2024 - 15:10

Postado por João Pedro

Em 2024, a Brasil Game Show (BGS)
chega ao seu 15º ano com muita história para contar e cheia de planos.
Em uma década e meia de existência, o principal evento de games da
América Latina e segundo maior do mundo, consolidou-se com números
impressionantes, momentos inesquecíveis e grandes conquistas que
reforçam a importância e a relevância desse encontro anual para os
gamers e a indústria de entretenimento digital.

“Relembrar tudo o que vivemos nesse período é uma verdadeira viagem
pela linha do tempo da indústria dos games no Brasil”, destaca Marcelo
Tavares, criador e CEO da Brasil Game Show. Desde o início, nosso
objetivo foi proporcionar aos gamers uma experiência única, que eu, como
gamer, sonhava em ver no país. Acompanhar a evolução da BGS e
perceber que a feira se tornou uma referência global nesse setor é algo
verdadeiramente gratificante e motivo de muito orgulho.
Como forma de celebrar essa trajetória e o que ainda está por vir, a Brasil
Game Show apresenta um grande balanço desses 15 anos, dividido em 15
fatos memoráveis.
1 Milhões de pessoas pelos pavilhões de exposição.

A Brasil Game Show é feita principalmente por um público apaixonado que
visita o evento para celebrar os jogos, encontrar seus ídolos, diverti-se com
amigos e conhecer as principais novidades do setor. Nesses 15 anos,
passaram pela feira 2.829.388 pessoas, um número maior do que a
população de 25 das 27 capitais brasileiras (incluindo Distrito Federal).
Esse total de visitantes também representa aproximadamente o número de
cidadãos de países como Jamaica, Armênia e Lituânia, e seria suficiente
para lotar mais de 35 estádios do Maracanã, que atualmente comporta
78.838 torcedores.

2 – Espaço a perder de vista
Desde 2009, a soma das áreas de exposição da Brasil Game Show
corresponde a 789 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 95
campos de futebol e maior do que países como Bahrein (786 mil m²) e
Singapura (734 mil m²). Ao longo desses 15 anos, o evento foi realizado
em quatro lugares, sendo que até 2011 ele era sediado no Rio de Janeiro
e a partir de 2012 migrou para São Paulo. Entre os pavilhões de exposição mais utilizados, destaca-se o Expo Center Norte, que recebeu
a BGS nove vezes e segue como local oficial da feira

3 – Presença das principais empresas do universo gamer
A Brasil Game Show é um espaço para as marcas se aproximarem dos
visitantes, e vice-versa. Um momento único de troca que reforça os laços
entre as partes, fideliza fãs e demonstra a importância do mercado
brasileiro de games. Nesses 15 anos de evento, mais de 2.700 empresas
passaram pela feira. Entre elas, as maiores referências globais em jogos,
como Nintendo, PlayStation, XBOX, Sega, Ubisoft, Activision, Epic, EA,
Capcom, Warner Bros. Games, Bandai Namco, Hoyoverse, Blizzard
Entertainment, Konami, Cd Project e RIOT; as principais fabricantes de
hardware, como Samsung, AOC, Dell, Lenovo, AMD, Razer, Logitech,
HyperX, NVIDIA, Corsair, Asus e Intel; as maiores organizações de
eSports, como Team Liquid, FURIA, Fluxo, paiN Gaming, Loud e miBR; as
mais importantes plataformas de conteúdo em vídeo, como YouTube,
Twitch e TikTok; e muito mais. Vale destacar ainda centenas de estúdios
nacionais de desenvolvimento, marcas de lifestyle gamer, empresas
focadas em B2B, startups, grandes varejistas, lojas especializadas em
artigos geek e gamer, escolas, marcas de simuladores e arcades, grupos
de mídia e, claro, diversas empresas não endêmicas que participam da
feira para estabelecer novas conexões com os gamers e reforçar suas
entradas nesse segmento.

4 – Dois meses de BGS
Quando criada, em 2009, a Brasil Game Show que na época se chamava
Rio Game Show foi realizada em apenas um dia, mas foi a única vez.
Ainda no mesmo ano, a feira teve uma segunda edição, já com dois dias,
e esse período foi crescendo junto com a quantidade de atrações. Em 2022, após a um hiato causado pela pandemia, a BGS realizou seu evento
mais longo, com duração de uma semana inteira, um recorde para a feira
que costuma durar cinco dias sendo o primeiro para convidados,
imprensa e VIPs, e os demais para o público geral. Se somadas todas as
edições, foram dois meses (61 dias) de Brasil Game Show.

5 – Grandes nomes da indústria
A cada edição da BGS, os visitantes do evento encontram pelos corredores
e atrações da feira um timaço de convidados internacionais. Nomes ilustres
da indústria dos games que vêm ao Brasil a convite do evento ou de
patrocinadores para interagir com o público, fazer anúncios ou apresentar
seus trabalhos. Até a BGS 2023, mais de 100 convidados estrangeiros já
haviam participado da Brasil Game Show, incluindo diretores, produtores,
executivos, desenvolvedores, atores, designers e produtores.
Entre todos eles, apenas um esteve ao vivo de forma remota: Ralph
Baer, considerado o inventor dos videogames. Responsável pelo
Magnavox Odyssey, o primeiro console da história, Baer foi uma das
atrações da segunda edição da BGS, realizada em 2009. À época com
87 anos, o engenheiro alemão, que faleceu cinco anos depois, integrou
um painel por conferência de vídeo.

6 – Games ainda não lançados
Um dos grandes atrativos da BGS é a possibilidade de testar jogos,
consoles e outros produtos gamer antes mesmo dos seus lançamentos
oficiais. Ao longo das 14 edições já realizadas, o público teve a
oportunidade de experimentar, em primeira mão no Brasil, um total de 172
games, incluindo “AAA (triple A)” muito aguardados do grande público.
Entre os destaques estão Super Mario Bros Wonder (2023), Street
Fighter 6 (2022), Super Smash Bros. Ultimate (2019), Days Gone (2018),Sekiro: Shadows Die Twice (2018), Assassin s Creed Origins (2017), Forza
Horizon 3 (2016), Cuphead (2015), Dying Light (2014), Call of Duty: Ghosts
(2013), entre outros.
Além deles, vale destacar a exibição dos até então inéditos Nintendo Wii
U, na BGS 2012; PlayStation 4 e Xbox One, na BGS de 2013, e do
PlayStation VR, na BGS de 2016.

7 - Ampla cobertura da imprensa
A cada edição, a Brasil Game Show conta com uma extensa cobertura
jornalística nas mais variadas plataformas e veículos de mídia. Desde a
primeira BGS, em 2009, no Rio de Janeiro, o evento credencia e recebe
equipes de TV, jornalistas de impressos e online, blogueiros, radialistas e
outros profissionais da imprensa tradicional para que levem às suas
audiências um pouco do clima, das novidades e atrações do evento. Até
hoje, 28.217 jornalistas receberam credenciais para realizar a cobertura
completa da Brasil Game Show. Além dos brasileiros, profissionais de toda
América Latina, além de Estados Unidos e países da Europa costumam
marcar presença na feira.

8 – Um evento também para criadores de conteúdo
Desde 2012, a Brasil Game Show conta com um credenciamento dedicado
aos influenciadores. A ideia surgiu quando as plataformas sociais e de
streaming ainda não tinham o alcance de hoje, e desde então foi sendo
ampliada para atender a esse público – que além de mostrar o evento para
seus seguidores, tem uma oportunidade única de encontrar os fãs
pessoalmente, criar conteúdo relevante e estreitar relações com as marcasparticipantes. Ao todo, cerca de 16.600 criadores de conteúdo já foram à
BGS com uma credencial VIP oferecida pela feira.

9 – Apoio à cultura do cosplay
Uma tradição da BGS desde a primeira edição é a presença de pessoas
que se caracterizam como seus personagens preferidos e interpretam seus
movimentos, trejeitos e personalidade pelos corredores do evento. Os
cosplayers chamam a atenção do público e têm um lugar de destaque na
feira. Ao longo das edições passadas, 8.750 pessoas receberam
credenciais de cosplayers, que além de darem acesso a todos os dias
de evento, permitem que entrem por um espaço diferenciado e participem
dos concursos oficiais da feira.
Tais competições também fazem parte integral da essência da feira, que
anualmente conta com um grande palco para que os cosplayers desfilem
seus talentos e sejam avaliados por um júri de peso, com especialistas,
representantes da comunidade e convidados especiais, além do público,
claro. Os concursos estão presentes na BGS desde 2009, em diferentes
formatos, e desde então contaram com a participação de 4.096
cosplayers.

10 – Torneios de esportes eletrônicos
O cenário competitivo dos games tem um lugar especial no coração dos
jogadores, e uma área dedicada da BGS. Em 2014, a feira realizou a
primeira edição do seu torneio oficial de esportes eletrônicos, à época
chamado de Brasil Game Cup. Em 2019, a atração virou BGS Esports,
ganhou ainda mais destaque, uma área maior para a torcida, camarote,
convidados ilustres e novas premiações. Pelo palco da BGS Esports já passaram lendas do cenário competitivo e partidas de diversas
modalidades, como CS:GO, Free Fire, Valorant e Crossfire.
Ao todo, já foram realizadas 55 competições oficiais de diversos games
dentro da BGS. Além dos já mencionados da BGS Esports, outros
campeonatos foram realizados nos próprios estandes das marcas
patrocinadoras e fizeram história no evento, como o Campeonato Brasileiro
de League of Legends, em 2012; uma etapa da Copa do Mundo de Just
Dance, em 2015, a final do Capcom Pro Tour Brazil, também em 2015, e o
MK, em 2019.

BGS 2024
A edição de 15 anos da Brasil Game Show será realizada entre os dias 9
e 13 de outubro deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo. O público
já pode adquirir ingressos para um ou todos os dias do evento através do
site oficial. Mais novidades sobre atrações e lançamentos serão divulgadas
em breve.
Ingressos – 3º Lote (40% de desconto em relação ao lote final):
Individual – 10 ou 11 de outubro (meia-entrada): R$ 119 o ingresso
individual válido para 1 (um) dia escolhido (10 ou 11/10).
Premium Dia Único – 10 ou 11 de outubro (meia-entrada): R$ 238 o
ingresso individual válido para 1 (um) dia escolhido (10 ou 11/10). Dá
acesso 1h antecipado e entrada exclusiva.
Individual – 12 ou 13 de outubro (meia-entrada): R$ 179 o ingresso
individual válido para 1 (um) dia escolhido (12 ou 13/10).
Premium Dia Único – 12 ou 13 de outubro (meia-entrada): R$ 358 o
ingresso individual válido para 1 (um) dia escolhido (12 ou 13/10). Dá
acesso 1h antecipado e entrada exclusiva.

Passaporte 10, 11, 12 e 13 de outubro (meia-entrada): R$ 477 -
passaporte individual válido para os dias 10, 11, 12 e 13/10. Visite 4 dias
pelo preço de 3.
Passaporte Premium (meia-entrada): R$ 839 – Passaporte Premium
individual válido para todos os dias, incluindo dia exclusivo para imprensa.
Ganhe uma camisa oficial da BGS24 (retirada no evento). Dá acesso 1h
antecipado e entrada exclusiva.
Passaporte Business (meia-entrada): R$ 839 - Passaporte Business
individual válido para todos os dias, incluindo dia exclusivo para imprensa.
Dá acesso 1h antecipado e entrada exclusiva. Dá acesso a área business
e ao matchmaking Game Connection.
Camarote Dia Único – 10 ou 11 de outubro: R$ 479 Ingresso camarote
válido para 1 (um) dia escolhido (10 ou 11/10). Dá acesso 1h antecipado e
entrada exclusiva. Dá acesso ao camarote da arena principal com
snacks, energéticos e lounge exclusivo.
Camarote Dia Único – 12 ou 13 de outubro: R$ 599 Ingresso camarote
válido para 1 (um) dia escolhido (12 ou 13/10). Dá acesso 1h antecipado e
entrada exclusiva. Dá acesso ao camarote da arena principal com
snacks, energéticos e lounge exclusivo.
Passaporte Camarote: R$ 2.399 - Passaporte camarote individual válido
para todos os dias, incluindo dia exclusivo para imprensa. Dá acesso 1h
antecipado e entrada exclusiva. Dá acesso ao camarote da arena principal
com snacks, energéticos e lounge exclusivo.