Foto de Cotidiano
Foto de FestMAO 2024: festival une música, inclusão e formação cultural em Ribeirão Pretohttps://jpshownews.com.br/noticias/ModaeBeleza/GustavoSilvestreePontoFirmelevamSPFWparaaareaexternadoMuseudoIpirangades
A terceira edição do FestMAO será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro, trazendo para a cidade uma programação diversa que une música autoral, inclusão, capacitação para profissionais da área cultural e sustentabilidade. O evento, que já se consolidou como um dos principais no interior paulista, ocupará o Teatro de Arena pela primeira vez, além de espaços como a Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (FFCLRP-USP) e a UGT - Memorial da Classe Operária, expandindo seu impacto junto ao público.
Data de postsagem: 13/10/2024 - 23:24
Postado por João Pedro
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o FestMAO reúne um total de sete shows, três mostras, dois workshops, duas mesas redondas, um bate-papo, um painel, uma vivência, 68 artistas, convidados e ainda três DJs.
Essa terceira edição abrange diferentes linguagens artísticas e propõe um debate amplo sobre o mercado musical e a economia criativa. Carol Capacle, produtora executiva do festival, destaca que a edição de 2024 marca um novo momento para o evento, com um aumento nas atividades de formação. “Estamos com mais atividades formativas do que nos outros anos. Nosso objetivo é contribuir para a sociedade e para a cadeia produtiva cultural, não apenas com shows, mas também com debates e ações de aprimoramento profissional”, explica.
Segundo a produtora, o festival busca ampliar as conexões entre profissionais e fomentar novos talentos. “A gente acredita que, ao trazer essas ações de formação, estamos criando um diferencial. Elas complementam os shows, que são o coração do festival e promovem uma rede de conhecimento que é muito importante para o crescimento da indústria criativa como um todo”, afirma Carol. Desde a sua criação, o FestMAO sempre teve como foco a valorização e o desenvolvimento de novos profissionais, oferecendo oportunidades de aprendizado e networking para os participantes.
Inclusão e acessibilidade em pauta
A terceira edição do FestMAO também se destaca por seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade cultural, contando com intérpretes de Libras, área PcD, monitores especializados e infraestrutura acessível para garantir a participação coletiva e diversa. Em setembro, o evento lançou a campanha "Pelo fim do capacitismo em eventos culturais!", em parceria com a consultora de acessibilidade Ana Polin. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a necessidade de tornar os eventos culturais mais inclusivos e adaptados às necessidades de pessoas com deficiência.
Sustentabilidade
A responsabilidade ambiental e a conscientização para práticas sustentáveis são pilares importantes do FestMAO. Nesta edição, a organização reafirma seu compromisso com a redução de resíduos, promovendo a eliminação de descartáveis por meio da venda de eco copos e incentivando o público a trazer seus próprios recipientes. Além disso, haverá a implementação de coleta seletiva no Teatro de Arena, que será um ecoponto para o descarte de plástico, papel, vidro, latinhas e lixo eletrônico, em parceria com a Cooperagir e o Lixo Zero, que também terão uma área dedicada a ações educativas e venda de produtos sustentáveis, como escovas de bambu e buchas vegetais, além da exposição de objetos feitos com reaproveitamento de pneus.
Ingressos disponíveis
Os ingressos para a Mostra Nova Cena, no Teatro de Arena, já estão disponíveis na plataforma Sympla, com opções promocionais e ingressos sociais, que garantem a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Mostra Integração e a Mostra Redes & Encontros, que serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (USP) e UGT - Memorial da Classe Operária, têm entradas gratuitas. Com essa proposta inclusiva, o FestMAO se consolida como um evento que não só celebra a arte e a música, mas também promove a diversidade e a acessibilidade em todas as suas formas.Novidades musicais e fortalecimento da cena autoral
A Mostra Nova Cena, que ocorrerá no dia 19 de outubro (sábado), no Teatro de Arena, apresentará as quatro bandas e artistas selecionados pelo edital do festival: Pitoresco (Ribeirão Preto), Andarilho Cha (Osasco), Lubo (Sorocaba) e Magia Negra (São José do Rio Preto). Cada uma das bandas traz um estilo único, representando a diversidade e a riqueza musical do interior paulista.
Além das apresentações musicais, a Mostra Nova Cena contará com um pocket show da cantora Avinny, artista trans não-binária de Ribeirão Preto, e com a presença do Tutu DJs, referência na cena cultural local. “Nosso foco é celebrar a música brasileira e fortalecer a representatividade de artistas que trazem temas importantes para o debate social e cultural”, afirma o diretor artístico do festival Allê Trajan.
Impacto na economia criativa
Além de promover o desenvolvimento cultural, o FestMAO também gera um impacto significativo na economia criativa local. Nos 4 dias de festival serão cerca de 150 pessoas trabalhando. Só no teatro de Arena este número já alcança mais de 120 pessoas, entre artistas, técnicos, equipes de produção e fornecedores. Reunindo todos espaços e atividades, ao todo serão cerca de 150 pessoas em atividade profissional. Carol Capacle ressalta que o festival também movimenta setores como hotelaria, alimentação e serviços, estimulando a economia de Ribeirão Preto. “O evento envolve muitos profissionais e isso acaba trazendo benefícios não só para a cultura, mas para toda a cidade”, conclui a produtora.
DJ Spin, Lua MC e Bruna Liz
Local: Memorial da Classe Operária - UGT.
18 de outubro (sexta-feira)
Mostra Redes & Encontros
14h: Vivência Musical "O Som que me Toca", com Eula Hallak e Luizinho Gonzaga.
Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos
16h: Mesa Redonda "A (re)existência dos eventos de música independente no interior", com mediação de Gali Garófalo e convidados Fabiana Sberni, Leser MC, Ligia Campaner e Lincoln Talamoni
Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos
19h: Bate-Papo "A Cena é Isso: Reflexões sobre a música autoral após a pandemia", com Joca Vita e Alan de Faria.
Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos.
19 de outubro (sábado)
10h: Painel "Canção Brasileira: Música para ouvir e pensar", com mediação de Claudia Parra e convidados Alessandro Machado e Melissa Veludo.
Local: Deck BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos
Mostra Nova Cena:
19 de outubro (sábado)
Local: Teatro de Arena
À venda no Sympla - https://www.sympla.com.brIngressos disponíveis
Os ingressos para a Mostra Nova Cena, no Teatro de Arena, já estão disponíveis na plataforma Sympla, com opções promocionais e ingressos sociais, que garantem a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Mostra Integração e a Mostra Redes & Encontros, que serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (USP) e UGT - Memorial da Classe Operária, têm entradas gratuitas. Com essa proposta inclusiva, o FestMAO se consolida como um evento que não só celebra a arte e a música, mas também promove a diversidade e a acessibilidade em todas as suas formas.
0Grupo Binaural lançou novos aparelhos auditivos em evento no último dia 20 de março, em São José do Rio Preto
Camarote Arena Premium tem abertura especial para show Boate Azul na Festa do Peão de Barretos*
Festa do Peão de Barretos: goiano Jean Pereira é o campeão brasileiro da PBR
EGEO Melancia é trend: fragrâncias virais do Boticário esgotam em menos de três dias após lançamento
Ribeirão Preto terá corrida de rua neste final de semana Santader Track&Field Run Series