Dendezeiro marca baiana homenageia a cultura do Norte com a coleção
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Foto de Moda e Beleza

Foto de Dendezeiro

A Dendezeiro, em sua quinta participação na São Paulo Fashion Week, a marca baiana apresentou o segundo capítulo da trilogia Brasiliano, na tarde
dessa quarta-feira (10) de abril, no Shopping JK Iguatemi em São Paulo, mergulhando na riqueza cultural da região Norte do Brasil, com a participação das cantoras Majur, Gaby Amarantos e Liniker desfilando para a marca.

Data de postsagem: 16/04/2025 - 15:53

Postado por João Pedro

Depois de exaltar o sertão nordestino na primeira edição, os estilistas Pedro Batalha e Hisan Silva voltam seus olhares para o imaginário amazônico, construindo uma coleção que mescla moda e identidade regional com sensibilidade e respeito.

Os jovens estilistas trouxeram para a coleção uma fusão de streetwear e alfaiataria que e a assinatura da marca, com elementos simbólicos do Norte, como a pesca, a fauna amazônica e a religiosidade popular.

Um dos destaques da coleção coleção incluem um terno em jacquard que remete aos Igarapés e uma peça inspirada no boto-cor-de-rosa, figura que vai além do folclore e carrega significados espirituais na cultura local.

Algumas personalidades estiveram prestigiando a marca as cantoras Karol Conká, MC Soffia e Tássia Reis, a Atriz Luisa Périssé, o diretor da revista GQBrasil Fred DiGiacomo, os Ex BBB Sarah Aline, Fred Nicacio, Rita Carreira, Lucas Pizani, Índia Nascimento,

Com tons terrosos dominando a paleta, as peças apresentam modelagens amplas e detalhes ricos em simbolismo, como bordados de peixes e uma blusa que celebra o açaí ‘‘sem xarope’’, referência direta à tradição nortista, muitas vezes ignorada pelo restante do país. ‘‘Queremos dar visibilidade a histórias e expressões culturais frequentemente apagadas’’, afirma Hisan.

Mais do que uma homenagem, Brasiliano 2 é um exercício de escuta e reconstrução. “Sabemos o peso de representar uma região tão vasta e diversa como o Norte”, diz Pedro. “Por isso, fizemos esse trabalho com muito respeito e responsabilidade. Tivemos o apoio de nomes como o professor Kildren Pantoja Rodrigues, que nos acompanhou em leituras, indicações e referências locais”, completa Hisan.

Para complementar o conceito, a beleza do desfile leva a assinatura da Vult com a linha
Super Fix lançamento da marca e conhecida por sua longa duração de até 18 horas e
resistência. Os looks de maquiagem foram pensados para potencializar a força narrativa
das roupas, conectando ancestralidade, resistência e expressão com autenticidade. Entre
os produtos utilizados está a bruma fixadora, que garante uma maquiagem intacta durante
todo o desfile, reforçando a resistência e a confiança que a marca quer transmitir com a
nova linha.
A maquiagem das modelos reforça ainda o diálogo com a coleção inspirada no sertão
nordestino, explorando cores e criando um encontro entre a força da brasilidade e a riqueza
amazônica.

Na última edição da SPFW, a Dendezeiro conquistou reconhecimento nacional e
internacional com a coleção Brasiliano 1: Filhos do Sol, um manifesto visual e sensorial
inspirado no sertão nordestino. A coleção explorou as nuances entre ser "brasileiro" e ser
"brasiliano", reinterpretando símbolos do sertão em um contexto contemporâneo,
resgatando a força de sua cultura e transmitindo-a por meio da moda.
O impacto de Brasiliano 1 foi amplificado por nomes de peso da cultura mundial. A atriz
Viola Davis, por meio de sua empresa Ashé Ventures, foi patrocinadora master do desfile e
ressaltou o poder narrativo da coleção em entrevistas e redes sociais. O reconhecimento
ultrapassou fronteiras e ganhou ainda mais relevância com a cantora SZA, que interagiu
com a marca, consolidando a Dendezeiro no cenário fashion global.
Além disso, a marca ganhou mais de 10 prêmios ano passado, incluindo “Marca do Ano”
pelo Instituto C&A e Bazaar Brasil e o reconhecimento internacional com o projeto "Respeita
Meu Capelo", Lei Municipal 9843/2025, que começou a ser desenvolvido em 2022,
inspirado na vereadora Marta Rodrigues, com 4 modelos de capelos para cabelos diversos.
Só o projeto de lei conquistou dois Cannes e um bronze na categoria Brand Experience &
Activation.