Estilista brasileiro que vive em Nova York conquistou o público durante o IFA Business New York/Brasil em Ribeirão Preto
×

Foto de Moda e Beleza

Foto de Monica Caixeta, Juliana Rangel, Júlio César, Cynthia Pinheiro e a Ex BBB Fabiana Teixeira

A cidade voltou para o circuito fashion com o 1° workshop de moda internacional do interior de SP, com Júlio César direto dos Estados Unidos

Data de postsagem: 20/04/2024 - 10:17

Postado por João Pedro

Ribeirão Preto voltou para o circuito fashion na última quarta-feira, dia 17, com o IFA Business New York/Brasil, promovido no Shopping Iguatemi. O 1° workshop de moda internacional do interior de São Paulo teve palestra com o estilista brasileiro Júlio César, radicado nos Estados Unidos, onde tem um ateliê há 30 anos na cidade de Nova York. O evento reuniu profissionais do mercado da moda de toda a região.
Durante o workshop, que teve abertura com Matheus Consoli, co-fundador da EdexLab FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre empreendedorismo, o estilista internacional apresentou sua história inspiradora – desde quando saiu do Rio Grande do Norte até chegar a Nova York. Além de falar da abertura de mercado e técnicas que utiliza na confecção de suas peças, ele também apresentou alguns trabalhos com um mini desfile no final da sua palestra.
“Amei a cidade, quero voltar, foi incrível tudo”, comentou Júlio César, que destacou como entrou no mercado da moda. “Meu primeiro contato com a moda foi em Londres, quando eu tinha uma festa a fantasia para ir e não tinha o que vestir e fiz a minha própria roupa”, relembrou o estilista.
Júlio César também contou em detalhes como desenvolve figurinos para atores. “Uma das minhas técnicas é a bespoke tailoring, que é onde toda a estrutura da peça é feita à mão. E foi essa técnica que utilizei na criação dos figurinos do ator Darren Goldenstein, para a nova série da HBO, que será lançada ainda esse ano. Passei um mês inteiro estudando como fazer essa técnica”, contou durante o workshop.
Para Matheus Consoli, da EdexLab FGV, que abriu o IFA Business New York/Brasil, o empreendedorismo anda muito próximo com inovação. “Seja um negócio que já existe, mas com formas diferentes e é um pouco disso que falamos aqui hoje”, destacou o palestrante internacional especializado em Estratégias e Negócios.
O IFA Business New York/Brasil foi organizado pela agência Juliana Rangel Comunicação, que atua há oito anos no mercado. O evento teve o patrocínio da EdexLab FGV (Fundação Getúlio Vargas), Constance Calçados, Guapa Brand, Dzarm e Design Bijoux, e o apoio de Outback, Extreme Coquetelaria, Vinícola Garibaldi, Débora Pitanguy Fotografia, Jotta&Co e To Be.

Transmissão do evento
O IFA Business New York/Brasil foi um evento mais intimista e teve convites esgotados. Para que outras pessoas tivessem acesso aos bastidores (como um tapete vermelho do Oscar) e ao conteúdo do workshop, foi preparada uma transmissão de alta tecnologia para os canais do YouTube IFA Moda e Juliana Rangel News.
“O IFA foi pensado para ser um evento mais exclusivo, até por conta do número limitado de pessoas no workshop e no sofisticado coquetel que preparamos na sequência. Mas não poderíamos deixar de compartilhar com o mundo esse conteúdo riquíssimo e formato de evento único no interior de São Paulo”, explicou Juliana Rangel, idealizadora do evento.

Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Júlio César se divide, hoje, entre os seus ateliês de Natal e Nova York. Além de ser o único estilista brasileiro a fazer parte da Vogue Patterns, conceituado catálogo presente no mundo todo com moldes exclusivos de estilistas convidados, ele também já trabalhou no departamento de pesquisa da Folha de São Paulo e para o fã clube “Ovelha Negra”, da Rita Lee.
Das várias técnicas que Júlio César pratica, a colagem sobre tecido é a que ele mais gosta, somando com a responsabilidade da moda sustentável. O estilista se tornou um profissional respeitado nacional e internacional criando suas próprias referências, produzindo peças fortes, coloridas e intrigantes.