Foto de Moda e Beleza
Foto de Gustavo Silvestre desfilará sua coleção na área externa do Museu do Ipiranga em São Paulo e dará início à semana de moda da SPFW N58
Marcando a sua décima participação no São Paulo Fashion Week, Gustavo Silvestre, com o seu projeto social Ponto Firme, escolheu o imponente Museu do Ipiranga - um dos mais completos e modernos museus da América Latina - como cenário para apresentar sua coleção inédita do Verão 2025. Nesta edição, o estilista levará à passarela 40 looks feitos com o seu exclusivo “tecido de crochê”, confeccionados com o fio Cordonê da Círculo e muitos paetês sustentáveis entrelaçados. O desfile ocorrerá na segunda-feira (14/10), às 15h30min.
Data de postsagem: 11/10/2024 - 19:06
Postado por João Pedro
A locação surpreendente e simbólica é uma das características do estilista e sua marca homônima, que já desfilou no ano passado no icônico
Edifício Copan, sendo um grande destaque. “Desde as últimas edições, buscamos nos aproximar de espaços públicos que são símbolos da cultura de São Paulo e do Brasil para apresentar nossos desfiles".
"Queremos ir além da proposta de ser apenas uma passarela, e proporcionar uma experiência única para o público, numa atmosfera que tem tudo a ver com a celebração da cultura brasileira”, explica Silvestre.
O
Museu é um espaço aberto ao diálogo com diferentes manifestações culturais”, afirma Paulo Garcez Marins, diretor do Museu Paulista.
Os modelos desfilarão em um percurso montado na área externa do
Museu do Ipiranga. Entre os destaques do casting, está a apresentadora e influencer Maya Massafera, que vai estrear nas passarelas para a marca com um look especial.
Além do local, o “tecido de crochê”, resultado de quase uma década de estudos desta técnica manual que Silvestre domina e ensina, será a grande estrela do desfile. “Ele consiste em um trabalho 100% manual, que utiliza os mais diversos tipos de materiais embutidos na trama do crochê, usando fio Cordonê da Círculo, que é levemente cintilante, para poder construir peças com brilho na medida certa, luxuosas e coloridas harmonicamente”, detalha.
A coleção é um desdobramento da pesquisa sobre esse novo tecido desenvolvido à mão, que aparecerá de forma inusitada em vestidos, macacões, saias e tops. “São looks inéditos e exclusivos que exaltam a beleza e o caimento dessas tramas únicas tecidas com paetês especiais. Muitos deles totalmente sustentáveis, desenvolvidos a partir do descarte da indústria do plástico”, comenta Silvestre.
Para se ter uma ideia, cada peça de crochê executada, pode ter até nove profissionais envolvidos de ponta a ponta em todas as etapas, até 500 horas de produção, mais de 450 metros de fios em crochê e mais de 2,8 mil paetês de materiais recicláveis utilizados. Todas as peças são criadas, supervisionadas e finalizadas por Gustavo Silvestre, que desenvolveu uma nova forma de se trabalhar com o crochê, em detalhes e texturas. “É preciso valorizar esse trabalho de pesquisa, criação e produção", completa Silvestre.
Para a Círculo, este é mais um momento importante para mostrar o imenso potencial do crochê na moda. A marca é parceira de Gustavo Silvestre e Ponto Firme desde o começo do projeto, em 2015, e segue presente nas criações do estilista com o fio que conduz o crochê e dá estrutura para as peças da coleção. “As passarelas são vitrines fundamentais para furar a bolha do trabalho manual para aqueles que o reduzem a algo praticado somente dentro de casa, entre gerações, e mostrar a potência criativa, fashion, sustentável, exclusiva e que resgata e valoriza a diversidade cultural do nosso país. É incrível ver como o Gustavo Silvestre trabalha com o crochê, trazendo inovação, modernidade, criatividade e sustentabilidade em looks conceituais e comerciais. Além disso, é preciso destacar o importante papel social do Ponto Firme, que gera oportunidades e transforma vidas através do trabalho manual”, afirma o Osni de Oliveira Junior, CEO da Círculo.
Em breve, Gustavo Silvestre e Ponto Firme terão um espaço dedicado que servirá como ateliê e showroom da marca para quem quiser uma experiência mais exclusiva. É possível adquirir peças do Gustavo Silvestre e Ponto Firme pelo Instagram da marca, no showroom que será inaugurado em breve, e por meio de parceiros, como a Shop2gether.
Gustavo Silvestre é reconhecido por conscientizar sobre moda, arte e sustentabilidade. Segundo o estilista, que agora reforça a sua marca homônima, o crochê é mais do que apenas uma técnica. “Acreditamos que cada ponto de crochê cria um ciclo de transformação social, ambiental e econômico”, diz.
SERVIÇO:
O quê: Desfile Gustavo Silvestre | Ponto Firme, com apoio da Círculo no
SPFW - Pré-abertura oficial da São Paulo Fashion Week
Onde: Museu do Ipiranga
Quando: Segunda-feira (14/10), às 15h30min
Saiva mais nas redes sociais da marca.
@silvestregustavo.
www.gustavosilvestre.com
SPFW homenageia em sua 58° edição a jornalista de moda Regina Guerreiro, e retorna ao Parque Ibirapuera.
DALLA lança primeira linha de maquiagem sustentável e zero plástico em 2024
Gustavo Silvestre e Projeto Ponte Firme, abre a São Paulo Fashion Week N58, com Maya Massafera, Isabella Fiorentino e a atriz Danara Queiroz, no Museu do Ipiranga em SP.
Cleo potencializa a sensualidade e sofisticação de Nativa SPA Cereja Rouge em campanha de lançamento do Boticário
Nova série da HBO tem figurinos assinados por estilista brasileiro Júlio César, que vai participar do IFA MODA evento em Ribeirão Preto.