Rebeca Andrade conquista ouro no solo, é reverenciada por Simone Biles no pódio e se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil.
×

Foto de Cotidiano

Foto de Rebeca Andrade é ouro no solo nas Olimpíadas de Paris.

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, conquistou na manhã desta segunda-feira (5), na Bercy Arena, em Paris, a medalha de ouro no solo na Olimpíada de Paris e se tornou a maior medalhista do brasileira na história dos Jogos Olímpicos.

Data de postsagem: 05/08/2024 - 21:03

Postado por João Pedro

Rebeca Andrade, fez história nesta edição das Olimpíadas em Paris, quebrou um importante recorde no Brasil e fez história sendo a primeira ginasta brasileira a subir 4 fez no pódio olímpico em uma só edição.

Com a conquista, Rebeca encerrou a sua participação nesta Olimpíada com quatro medalhas: o bronze por equipes, a prata no individual geral, uma outra prata, no salto, e o ouro no solo.

Rebeca é natural de Guarulhos (SP), começou a treinar aos quatro anos de idade em um projeto social voltado para o esporte onde acabou conhecendosua musa inspiradora a Ex ginasta Daiane dosSantos.

O seu sucesso da ginástica paulista não veio fácil. Sua carreira foi marcada por lesões, incluindo três rupturas de LCA (ligamento cruzado anterior), em 2015, 2017 e 2019.

Esses momentos a impediram de participar de campeonatos internacionais. “Tive várias oportunidades e momentos para desistir, mas não desisti”, disse Rebeca Andrade à FIG (Federação Internacional da Ginástica), em 2021.

A prova foi emocionante do inicio ao fim. A expectativa da disputa entre Rebeca Andrade e Simone Biles foi confirmada. A brasileira se apresentou antes e fez uma prova perfeita, recebendo a nota de 14.166. Apesar de excetuar uma prova de maior dificuldade, com acrobacias que só ela faz, Biles teve problemas na execução, saindo do tablado em duas oportunidades. Com isso, a norte-americana recebeu a nota de 14.133, o suficiente para conquistar a medalha de prata. O bronze ficou com a também norte-americana Jordan Chiles, que recebeu 13.766 de nota.

Não bastasse os feitos históricos pela ginástica brasileira, Rebeca foi reverenciada no pódio pelas ginastas estadunidenses Simone Biles e Jordan Chiles, que se curvaram diante da campeã olímpica, em uma imagem emblemática para o esporte brasileiro e que entrará para a galeria de imagens icônicas de Paris 2024.

Rebeca terminou sua participação em Paris de maneira histórica, conquistando mais um ouro, o segundo da ginástica em Jogos Olímpicos e o segundo do Brasil nesta Olimpíada de Paris. Agora, Rebeca soma 6 medalhas olímpicas, 2 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, tornando-se a maior medalhista brasileira na história das olimpíadas, superando Robert Scheidt e Torben Grael